A importância de indicadores financeiros no seu negócio

Nos dias de hoje, para se manter em um mercado tão concorrido e crescer com sustentabilidade, é essencial que os negócios tenham um controle minucioso sobre as suas finanças.

Afinal de contas, por meio de um bom monitoramento do patrimônio, é possível tomar decisões mais planejadas e combater qualquer tipo de dificuldades ou imprevistos relacionados a sua área de atuação.

E para ter um bom controle financeiro, uma excelente alternativa é fazer análises precisas dos indicadores financeiros.

Por sua vez, os indicadores financeiros são métricas de desempenho que se relacionam com as finanças de uma empresa. Eles focam em auxiliar nos cálculos e fazer com que um empreendedor saiba qual a real situação financeira do seu negócio.

Tomada de decisão mais assertiva

Uma das vantagens mais visíveis de apostar no uso de indicadores financeiros é que as tomadas de decisões se tornam mais planejadas e assertivas, o que é essencial nos dias de hoje.

Ou seja, com os indicadores financeiros, uma empresa sabe exatamente quais os riscos pode assumir e como deve agir em cada situação no dia a dia.

Alguns indicadores, como o de nível de endividamento, por exemplo, podem ser empregados para proporcionar mais clareza ao gestor sobre seus investimentos, de acordo com o seu orçamento e suas dívidas.

Acompanhamento do desenvolver da empresa

Outro benefício do indicador financeiro é que eles são a base para o acompanhamento eficiente de um negócio.

Para você ter uma ideia, se sua empresa atua com grama sintética decorativa, fica muito mais rápido e simples estabelecer comparações dos seus resultados e ajustar as estratégias necessárias para se desenvolver, que faz com que o acompanhamento da empresa seja mais eficiente.

Os indicadores financeiros asseguram uma empresa

Por fim, cada um dos indicadores financeiros possuem uma finalidade específica, para que, no fim, sua empresa esteja totalmente preparada para enfrentar o mercado e suas oportunidades e ameaças!

Veja abaixo sobre as vantagens de cada um dos indicadores financeiros para o seu negócio:

  • Lucratividade: A lucratividade indica a capacidade de um negócio obter resultados. Uma queda na taxa, por exemplo, revela a necessidade de uma intervenção para resolver os problemas da receita.
  • Rentabilidade: A rentabilidade se trata do retorno sobre os gastos com alguma atividade. Quando negativo, essa taxa mostra as decisões que precisam ser tomadas em relação à precificação, despesas e até mesmo o regime tributário.
  • Índice de Liquidez: É a velocidade com que um ativo pode se transforma em dinheiro.
  • Indicador de Atividade: Por fim, o indicador de atividade calcula os ciclos das atividades empresariais, desde a gestão de estoque (armazenamento de materiais como placa de circuito impresso), até o prazo para a entrega de produtos aos clientes.

FONTE: PORTAL CONTÁBEIS